Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22135
dc.type | Text |
dc.title | Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina |
dc.description | Desde 2015, com a reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), a disciplina Educação em Ciências e Biologia I (ECB I) vem desenvolvendo uma formação docente a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico, propostos por Nascimento Jr. Eles envolvem a dimensão conceitual, sócio-histórica, ontológica e epistemológica da Biologia e foram elaborados pelo autor a partir da análise do movimento histórico dessa ciência. Em 2018, a disciplina agregou a essa proposta formativa a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Saviani. |
dc.creator | Simone Sendin Moreira Guimarães,Cristina da Costa Krewer Mascioli,Rones de Deus Paranhos |
dc.created | 2024-07-23 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22135/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/26/uma-perspectiva-historica-para-formacao-de-professores-de-biologia-as-contribuicoes-da-pedagogia-historico-critica-para-organizacao-de-uma-disciplina |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | História da Biologia |
dc.subject | Formação Inicial |
dc.subject | Teoria Pedagógica |
dc.subject | Ensino de Ciências |