Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22135

dc.type Text
dc.title Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina
dc.description Desde 2015, com a reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), a disciplina Educação em Ciências e Biologia I (ECB I) vem desenvolvendo uma formação docente a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico, propostos por Nascimento Jr. Eles envolvem a dimensão conceitual, sócio-histórica, ontológica e epistemológica da Biologia e foram elaborados pelo autor a partir da análise do movimento histórico dessa ciência. Em 2018, a disciplina agregou a essa proposta formativa a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Saviani.
dc.creator Simone Sendin Moreira Guimarães,Cristina da Costa Krewer Mascioli,Rones de Deus Paranhos
dc.created 2024-07-23
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22135/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/26/uma-perspectiva-historica-para-formacao-de-professores-de-biologia-as-contribuicoes-da-pedagogia-historico-critica-para-organizacao-de-uma-disciplina
dc.subject educação pública
dc.subject História da Biologia
dc.subject Formação Inicial
dc.subject Teoria Pedagógica
dc.subject Ensino de Ciências
© Canal CECIERJ 2024