Importância da Língua de Sinais e do intérprete para a aquisição da linguagem: um estudo de caso

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22144

  • Título: Importância da Língua de Sinais e do intérprete para a aquisição da linguagem: um estudo de caso
  • Autor(es): Celiane do Lago Novaes Côrtes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/10/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/38/importancia-da-lingua-de-sinais-e-do-interprete-para-a-aquisicao-da-linguagem-um-estudo-de-caso
  • Código do Recurso: 22144
  • Descrição: Este artigo discute como se dá o processo da aquisição da linguagem por uma criança surda, trazendo reflexões a respeito da criança surda que estuda em classe regular, sem conhecer a Língua de Sinais e sem contato com nenhum outro surdo ou intérprete. Dessa forma, a não aquisição de uma língua pode trazer sérias consequências para o surdo em sua vida futura. Viabilizar o contato com a comunidade surda, assim como o seu acesso à Língua de Sinais, pode trazer a aceitação da família e o reconhecimento da surdez como uma diferença cultural, não como uma deficiência.
© Canal CECIERJ 2024