Alfabetização e os desafios da escrita: realidades de uma turma de primeiro ano em uma escola na Maré

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22150

  • Título: Alfabetização e os desafios da escrita: realidades de uma turma de primeiro ano em uma escola na Maré
  • Autor(es): Adriana Bezerra do Nascimento Pinheiro,Rejane Maria de Almeida Amorim
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 11/06/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/20/alfabetizacao-e-os-desafios-da-escrita-realidades-de-uma-turma-de-primeiro-ano-em-uma-escola-na-mare
  • Código do Recurso: 22150
  • Descrição: O artigo é um trabalho de alfabetização cujo objetivo é estudar os avanços da escrita infantil no contexto escolar de uma turma regular do 1° ano do Ensino Fundamental. Consideramos relevante o processo inicial de interação, que começa nos desenhos e avança em um processo contínuo que culmina em escrita. Com o apoio teórico de Vygotsky, Smolka e Ferreiro, entendemos que essa evolução histórica da escrita não está relacionada à reprodução mecânica do alfabeto, mas abre espaço para o processo criativo que é intrínseco à criança. Trazemos exemplos de escritas infantis e análise de estratégias utilizadas pelas crianças para estabelecer uma comunicação social.
© Canal CECIERJ 2024