Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22150
dc.type | Text |
dc.title | Alfabetização e os desafios da escrita: realidades de uma turma de primeiro ano em uma escola na Maré |
dc.description | O artigo é um trabalho de alfabetização cujo objetivo é estudar os avanços da escrita infantil no contexto escolar de uma turma regular do 1° ano do Ensino Fundamental. Consideramos relevante o processo inicial de interação, que começa nos desenhos e avança em um processo contínuo que culmina em escrita. Com o apoio teórico de Vygotsky, Smolka e Ferreiro, entendemos que essa evolução histórica da escrita não está relacionada à reprodução mecânica do alfabeto, mas abre espaço para o processo criativo que é intrínseco à criança. Trazemos exemplos de escritas infantis e análise de estratégias utilizadas pelas crianças para estabelecer uma comunicação social. |
dc.creator | Adriana Bezerra do Nascimento Pinheiro,Rejane Maria de Almeida Amorim |
dc.created | 2024-06-11 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22150/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/20/alfabetizacao-e-os-desafios-da-escrita-realidades-de-uma-turma-de-primeiro-ano-em-uma-escola-na-mare |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | alfabetização |
dc.subject | escrita |
dc.subject | interação |