Pesquisa na escola básica: possibilidades do cotidiano escolar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22158

  • Título: Pesquisa na escola básica: possibilidades do cotidiano escolar
  • Autor(es): Adelmar Santos de Araújo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/07/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/23/pesquisa-na-escola-basica-possibilidades-do-cotidiano-escolar
  • Código do Recurso: 22158
  • Descrição: A pesquisa deve ser entendida como processo contínuo iniciado na escola básica. Contudo, os limites e estágios devem ser respeitados, porque seria incoerente cobrar de um aluno do Ensino Fundamental a técnica de um cientista. Trabalhar com pesquisa na escola significa romper com a simples transmissão de conteúdos. O professor deve ter sua atuação marcada com a perspectiva do ensinar a aprender. O aluno se sente valorizado e compreende que, no processo de ensino-aprendizado, não age como mero receptor; trabalha com a certeza de contribuir com a produção de conhecimento.
© Canal CECIERJ 2024