Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil

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  • Título: Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil
  • Autor(es): Leisa Aparecida Gviasdecki de Oliveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/08/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/28/ressignificando-o-analfabetismo-algumas-consideracoes-sobre-o-analfabetismo-funcional-no-brasil
  • Código do Recurso: 22166
  • Descrição:

    O objetivo do presente artigo é analisar a situação da educação no país no que se refere ao analfabetismo funcional – incapacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita nas diferentes esferas da vida social tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural. A metodologia se constitui de estudos sobre analfabetismo e analfabetismo funcional, com vistas a compreender a importância do processo de alfabetização e letramento para a formação de sujeitos criticamente letrados, ou seja, sujeitos que possam fazer uso da leitura e da escrita nas mais diferentes situações do cotidiano.

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