Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil

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dc.type Text
dc.title Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil
dc.description

O objetivo do presente artigo é analisar a situação da educação no país no que se refere ao analfabetismo funcional – incapacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita nas diferentes esferas da vida social tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural. A metodologia se constitui de estudos sobre analfabetismo e analfabetismo funcional, com vistas a compreender a importância do processo de alfabetização e letramento para a formação de sujeitos criticamente letrados, ou seja, sujeitos que possam fazer uso da leitura e da escrita nas mais diferentes situações do cotidiano.

dc.creator Leisa Aparecida Gviasdecki de Oliveira
dc.created 2024-08-06
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22166/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/28/ressignificando-o-analfabetismo-algumas-consideracoes-sobre-o-analfabetismo-funcional-no-brasil
dc.subject educação pública
dc.subject Alfabetismo
dc.subject analfabetismo funcional
dc.subject alfabetização
dc.subject letramento
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