Educação e partilha: a Escola no documentário "Pro Dia Nascer Feliz"

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22177

  • Título: Educação e partilha: a Escola no documentário "Pro Dia Nascer Feliz"
  • Autor(es): Lucas Alves Selhorst
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/08/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/31/educacao-e-partilha-a-escola-no-documentario-pro-dia-nascer-feliz
  • Código do Recurso: 22177
  • Descrição: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a escola como peça formada e formadora da repartição das partes e dos lugares, a partir do documentário Pro dia nascer feliz, tendo como base a noção de partilha do sensível de Rancière (2009) e a relação entre política e estética de Freire e Freire e Shor. Para isso, optou-se por dividir a reflexão em duas partes, uma da escola pública e outra da escola particular, cada uma feita a partir de dois estudantes. Percebe-se o quanto a escola é uma instituição complexa e heterogênea: quando pública, lidando com a escassez de recursos e com a vulnerabilidade social dos alunos; quando particular, tentando disfarçar a sua missão de garantir a manutenção de uma partilha desigual.
© Canal CECIERJ 2024