Educação e partilha: a Escola no documentário "Pro Dia Nascer Feliz"

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dc.type Text
dc.title Educação e partilha: a Escola no documentário "Pro Dia Nascer Feliz"
dc.description Este artigo tem como objetivo refletir sobre a escola como peça formada e formadora da repartição das partes e dos lugares, a partir do documentário Pro dia nascer feliz, tendo como base a noção de partilha do sensível de Rancière (2009) e a relação entre política e estética de Freire e Freire e Shor. Para isso, optou-se por dividir a reflexão em duas partes, uma da escola pública e outra da escola particular, cada uma feita a partir de dois estudantes. Percebe-se o quanto a escola é uma instituição complexa e heterogênea: quando pública, lidando com a escassez de recursos e com a vulnerabilidade social dos alunos; quando particular, tentando disfarçar a sua missão de garantir a manutenção de uma partilha desigual.
dc.creator Lucas Alves Selhorst
dc.created 2023-08-15
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22177/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/31/educacao-e-partilha-a-escola-no-documentario-pro-dia-nascer-feliz
dc.subject educação pública
dc.subject Escola
dc.subject Partilha do sensível
dc.subject Educação no Brasil
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