A gamificação como estratégia de ancoragem de conceitos científicos nos anos iniciais da Educação Básica

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  • Título: A gamificação como estratégia de ancoragem de conceitos científicos nos anos iniciais da Educação Básica
  • Autor(es): Bianca de Lima Maia,Luciano Luz Gonzaga
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 20/08/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/30/a-gamificacao-como-estrategia-de-ancoragem-de-conceitos-cientificos-nos-anos-iniciais-da-educacao-basica
  • Código do Recurso: 22197
  • Descrição:

    O presente trabalho traz o relato de uma experiência que verifica se a gamificação contribui para a compreensão mais sólida de conceitos científicos por parte das crianças. A temática foi uso consciente da água, com duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, com apenas uma delas trabalhando o tema com gamificação. Após a conclusão, aplicamos um questionário avaliativo baseado nas competências e habilidades da BNCC e nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Como resultado, identificamos que a turma com a gamificação obteve pontuação estatisticamente mais significativa, se comparada à outra.

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