"Professora eu fiz o mundo": cartografia e criação infantil no currículo da Educação Infantil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22216

  • Título: "Professora eu fiz o mundo": cartografia e criação infantil no currículo da Educação Infantil
  • Autor(es): Rayra Sarmento Ferreira Subtil,Claudineia Rossini Gouveia,Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/09/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/33/professora-eu-fiz-o-mundo-cartografia-e-criacao-infantil-no-curriculo-da-educacao-infantil
  • Código do Recurso: 22216
  • Descrição: O texto problematiza como a experiência de criação do desenho potencializa a criação entre crianças e professores na pré-escola. O objetivo consiste em compreender quais enunciados, sentidos e aprendências são formulados sobre as potencialidades criadoras do desenho para uma aprendizagem inventiva entre crianças e docentes, no contexto de um centro municipal de Educação Infantil de Serra/ES, com crianças de cinco a seis anos. Como intercessores teóricos, Kastrup e Passos para pensar a cartografia; Kohan na conversa sobre infância; Bergson sobre a evolução criadora; e Dias com a formação inventiva de professores.
© Canal CECIERJ 2024