- Título: Pretos e pardos na escola pública: mapear discentes para desenvolver políticas adequadas
- Autor(es): Lucineide Lima de Paulo,Carla Mahomed Gomes Falcão Silva,Jefferson Neves Bittencourt,Vitoria da Rocha Torres Jarcem
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 24/10/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/41/pretos-e-pardos-na-escola-publica-mapear-discentes-para-desenvolver-politicas-adequadas
- Código do Recurso: 22217
- Descrição: Objetivou-se realizar um levantamento étnico-racial dos discentes de uma escola, cujos dados podem contribuir para a criação de políticas de gestão e práticas pedagógicas. Foram aplicados questionários aos estudantes para coletar dados sobre cor/raça autodeclarada, gênero e religião entre outros. Entre os resultados, identificou-se maioria de negros e negras, mas com proporção de pretos e pretas maior que a taxa brasileira. Reforça-se a urgência de se incluírem no currículo a história e a cultura afro-brasileira, visando não apenas favorecer aumento de autoestima entre negros e negras, mas uma efetiva atuação antirracista.
© Canal CECIERJ 2024