Pretos e pardos na escola pública: mapear discentes para desenvolver políticas adequadas

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  • Título: Pretos e pardos na escola pública: mapear discentes para desenvolver políticas adequadas
  • Autor(es): Lucineide Lima de Paulo,Carla Mahomed Gomes Falcão Silva,Jefferson Neves Bittencourt,Vitoria da Rocha Torres Jarcem
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/10/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/41/pretos-e-pardos-na-escola-publica-mapear-discentes-para-desenvolver-politicas-adequadas
  • Código do Recurso: 22217
  • Descrição: Objetivou-se realizar um levantamento étnico-racial dos discentes de uma escola, cujos dados podem contribuir para a criação de políticas de gestão e práticas pedagógicas. Foram aplicados questionários aos estudantes para coletar dados sobre cor/raça autodeclarada, gênero e religião entre outros. Entre os resultados, identificou-se maioria de negros e negras, mas com proporção de pretos e pretas maior que a taxa brasileira. Reforça-se a urgência de se incluírem no currículo a história e a cultura afro-brasileira, visando não apenas favorecer aumento de autoestima entre negros e negras, mas uma efetiva atuação antirracista.
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