Pretos e pardos na escola pública: mapear discentes para desenvolver políticas adequadas

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dc.type Text
dc.title Pretos e pardos na escola pública: mapear discentes para desenvolver políticas adequadas
dc.description Objetivou-se realizar um levantamento étnico-racial dos discentes de uma escola, cujos dados podem contribuir para a criação de políticas de gestão e práticas pedagógicas. Foram aplicados questionários aos estudantes para coletar dados sobre cor/raça autodeclarada, gênero e religião entre outros. Entre os resultados, identificou-se maioria de negros e negras, mas com proporção de pretos e pretas maior que a taxa brasileira. Reforça-se a urgência de se incluírem no currículo a história e a cultura afro-brasileira, visando não apenas favorecer aumento de autoestima entre negros e negras, mas uma efetiva atuação antirracista.
dc.creator Lucineide Lima de Paulo,Carla Mahomed Gomes Falcão Silva,Jefferson Neves Bittencourt,Vitoria da Rocha Torres Jarcem
dc.created 2023-10-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22217/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/41/pretos-e-pardos-na-escola-publica-mapear-discentes-para-desenvolver-politicas-adequadas
dc.subject educação pública
dc.subject racismo
dc.subject lei 10
dc.subject 639/2003
dc.subject colorismo
dc.subject autoidentificação racial
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