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dc.type | Text |
dc.title | Pretos e pardos na escola pública: mapear discentes para desenvolver políticas adequadas |
dc.description | Objetivou-se realizar um levantamento étnico-racial dos discentes de uma escola, cujos dados podem contribuir para a criação de políticas de gestão e práticas pedagógicas. Foram aplicados questionários aos estudantes para coletar dados sobre cor/raça autodeclarada, gênero e religião entre outros. Entre os resultados, identificou-se maioria de negros e negras, mas com proporção de pretos e pretas maior que a taxa brasileira. Reforça-se a urgência de se incluírem no currículo a história e a cultura afro-brasileira, visando não apenas favorecer aumento de autoestima entre negros e negras, mas uma efetiva atuação antirracista. |
dc.creator | Lucineide Lima de Paulo,Carla Mahomed Gomes Falcão Silva,Jefferson Neves Bittencourt,Vitoria da Rocha Torres Jarcem |
dc.created | 2023-10-24 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22217/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/41/pretos-e-pardos-na-escola-publica-mapear-discentes-para-desenvolver-politicas-adequadas |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | racismo |
dc.subject | lei 10 |
dc.subject | 639/2003 |
dc.subject | colorismo |
dc.subject | autoidentificação racial |