A compreensão leitora e o processo inferencial na construção de sentidos do texto lacunado: um estudo de caso

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22225

  • Título: A compreensão leitora e o processo inferencial na construção de sentidos do texto lacunado: um estudo de caso
  • Autor(es): José Domingos de Jesus Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 07/11/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/43/a-compreensao-leitora-e-o-processo-inferencial-na-construcao-de-sentidos-do-texto-lacunado-um-estudo-de-caso
  • Código do Recurso: 22225
  • Descrição: O presente artigo é fruto de pesquisa realizada com alunos matriculados no 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo. À investigação da natureza pretendida interessou avaliar a compreensão da leitura dos alunos, saber se, no processo de inferência de sentido do texto lacunado, ocorre a mobilização de outras classes gramaticais armazenadas na memória dos educandos e constatar se a posição sintática das palavras no texto interfere na inferência de sentidos. Foi calculada a frequência das palavras que foram usadas, comparando-as com as do texto original.
© Canal CECIERJ 2024