A avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22234

  • Título: A avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora
  • Autor(es): Lucas Carneiro Costa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/10/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/41/a-avaliacao-como-um-processo-de-dialogo-compreensao-e-melhora
  • Código do Recurso: 22234
  • Descrição: O presente texto visa entender como se dão os processos avaliativos. O objetivo é mostrar como o processo é realizado e suas nuances. O debate sobre avaliação é complexo e necessário à educação; contudo, da forma como ela se propõe e se organiza atualmente, existem diversos problemas. O modelo tradicional de avaliação deturpa diversos conceitos educacionais, dificultando a construção de uma escola aberta, horizontal e inclusiva. Para muitos pais, professores e para os próprios alunos, a avaliação é o resultado de sua capacidade e de sua falta ou desperdício de esforço. Em caso de fracasso, é o aluno quem irá arcar com as consequências.
© Canal CECIERJ 2024