- Título: A avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora
- Autor(es): Lucas Carneiro Costa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 24/10/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/41/a-avaliacao-como-um-processo-de-dialogo-compreensao-e-melhora
- Código do Recurso: 22234
- Descrição: O presente texto visa entender como se dão os processos avaliativos. O objetivo é mostrar como o processo é realizado e suas nuances. O debate sobre avaliação é complexo e necessário à educação; contudo, da forma como ela se propõe e se organiza atualmente, existem diversos problemas. O modelo tradicional de avaliação deturpa diversos conceitos educacionais, dificultando a construção de uma escola aberta, horizontal e inclusiva. Para muitos pais, professores e para os próprios alunos, a avaliação é o resultado de sua capacidade e de sua falta ou desperdício de esforço. Em caso de fracasso, é o aluno quem irá arcar com as consequências.
© Canal CECIERJ 2024