A avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22234

dc.type Text
dc.title A avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora
dc.description O presente texto visa entender como se dão os processos avaliativos. O objetivo é mostrar como o processo é realizado e suas nuances. O debate sobre avaliação é complexo e necessário à educação; contudo, da forma como ela se propõe e se organiza atualmente, existem diversos problemas. O modelo tradicional de avaliação deturpa diversos conceitos educacionais, dificultando a construção de uma escola aberta, horizontal e inclusiva. Para muitos pais, professores e para os próprios alunos, a avaliação é o resultado de sua capacidade e de sua falta ou desperdício de esforço. Em caso de fracasso, é o aluno quem irá arcar com as consequências.
dc.creator Lucas Carneiro Costa
dc.created 2023-10-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22234/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/41/a-avaliacao-como-um-processo-de-dialogo-compreensao-e-melhora
dc.subject educação pública
dc.subject avaliação
dc.subject modelo tradicional de avaliação
dc.subject processo de aprendizagem
© Canal CECIERJ 2025