- Título: Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística
- Autor(es): Fernanda Maurício dos Reis,Fabio Colins
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 15/10/2024
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/38/jogo-de-consciencia-fonologica-no-processo-de-alfabetizacao-linguistica
- Código do Recurso: 22248
- Descrição: Este trabalho discute o uso de jogos didáticos de consciência fonológica no processo de alfabetização. Em tal processo, o professor propõe aos alunos atividades que ampliem e aprofundem habilidades linguísticas relacionadas à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. O contexto da investigação foi uma escola municipal de Cachoeira do Arari/PA, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado o jogo Bingo dos Sons Iniciais, que explora a consciência fonológica. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas contribuíram para que as crianças compreendessem o funcionamento do sistema alfabético.
© Canal CECIERJ 2024