Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22248

  • Título: Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística
  • Autor(es): Fernanda Maurício dos Reis,Fabio Colins
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/10/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/38/jogo-de-consciencia-fonologica-no-processo-de-alfabetizacao-linguistica
  • Código do Recurso: 22248
  • Descrição: Este trabalho discute o uso de jogos didáticos de consciência fonológica no processo de alfabetização. Em tal processo, o professor propõe aos alunos atividades que ampliem e aprofundem habilidades linguísticas relacionadas à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. O contexto da investigação foi uma escola municipal de Cachoeira do Arari/PA, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado o jogo Bingo dos Sons Iniciais, que explora a consciência fonológica. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas contribuíram para que as crianças compreendessem o funcionamento do sistema alfabético.
© Canal CECIERJ 2024