Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22248

dc.type Text
dc.title Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística
dc.description Este trabalho discute o uso de jogos didáticos de consciência fonológica no processo de alfabetização. Em tal processo, o professor propõe aos alunos atividades que ampliem e aprofundem habilidades linguísticas relacionadas à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. O contexto da investigação foi uma escola municipal de Cachoeira do Arari/PA, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado o jogo Bingo dos Sons Iniciais, que explora a consciência fonológica. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas contribuíram para que as crianças compreendessem o funcionamento do sistema alfabético.
dc.creator Fernanda Maurício dos Reis,Fabio Colins
dc.created 2024-10-15
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22248/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/38/jogo-de-consciencia-fonologica-no-processo-de-alfabetizacao-linguistica
dc.subject educação pública
dc.subject Alfabetização
dc.subject Consciência Fonológica
dc.subject Jogos
dc.subject Anos Iniciais
© Canal CECIERJ 2024