A Álgebra no cotidiano: identificando a materialização do conteúdo matemático nas atividades da comunidade quilombola de Barreiros de Itaguaçu da Bahia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22250

  • Título: A Álgebra no cotidiano: identificando a materialização do conteúdo matemático nas atividades da comunidade quilombola de Barreiros de Itaguaçu da Bahia
  • Autor(es): Jefferson Nascimento de Brito,Magno Souza de Oliveira,Soraia Bastos de Carvalho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/10/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/38/a-algebra-no-cotidiano-identificando-a-materializacao-do-conteudo-matematico-nas-atividades-da-comunidade-quilombola-de-barreiros-de-itaguacu-da-bahia
  • Código do Recurso: 22250
  • Descrição: A presente pesquisa faz parte de uma atividade proposta pela componente Álgebra II, do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no câmpus Feira de Santana. O curso possui dois tempos formativos: o Tempo Universidade (TU), em que os estudantes aprendem a parte teórica, e o Tempo Comunidade (TC), no qual eles colocam em prática tudo que foi aprendido durante o TU. Nessa direção, visou-se analisar os estoques de quatro mercados da comunidade quilombola; construir matrizes algébricas com os dados coletados; gerar material didático que possa servir de base para a formação.
© Canal CECIERJ 2024