- Título: Ser professor da Educação Infantil: formação e desvalorização profissional
- Autor(es): Ana Paula dos Santos Monteiro,Catarina Janira Padilha
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 05/11/2024
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/41/ser-professor-da-educacao-infantil-formacao-e-desvalorizacao-profissional
- Código do Recurso: 22251
- Descrição: O estudo aborda a formação docente e as trajetórias profissionais de professores de Educação Infantil em uma creche pública da Baixada Fluminense. Ele traz algumas reflexões a respeito das políticas educacionais, das condições de trabalho e da importância de compreender os saberes/fazeres de professores em seus cotidianos. Dialogar a respeito dessas especificidades implica questionar as concepções de infância, os diferentes fazeres na creche e a responsabilidade do Estado no reconhecimento da Educação Infantil como instância educativa. A discussão incorpora os relatos de professoras de uma creche pública em uma roda de conversa.
© Canal CECIERJ 2024