Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22260

  • Título: Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"
  • Autor(es): Ernanni Marcolino Fragoso,Maria Luíza Alves Martins,Paula Lorrane Rodrigues da Silva,Ronivon Caldeira da Silva,Marcelo Diniz Monteiro de Barros
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/09/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/35/como-o-ensino-de-ciencias-pode-ser-um-aliado-da-educacao-antirracista-um-guia-para-educadores-a-partir-do-episodio-para-onde-foi-minha-poca-do-desenho-bino-e-fino
  • Código do Recurso: 22260
  • Descrição: Este guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo.
© Canal CECIERJ 2024