Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22260
dc.type | Text |
dc.title | Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino" |
dc.description | Este guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo. |
dc.creator | Ernanni Marcolino Fragoso,Maria Luíza Alves Martins,Paula Lorrane Rodrigues da Silva,Ronivon Caldeira da Silva,Marcelo Diniz Monteiro de Barros |
dc.created | 2024-09-24 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22260/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/35/como-o-ensino-de-ciencias-pode-ser-um-aliado-da-educacao-antirracista-um-guia-para-educadores-a-partir-do-episodio-para-onde-foi-minha-poca-do-desenho-bino-e-fino |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino de Ciências |
dc.subject | Educação antirracista |
dc.subject | Bino e Fino |