Construção de textos por meio das narrativas de crianças com deficiência visual

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22266

  • Título: Construção de textos por meio das narrativas de crianças com deficiência visual
  • Autor(es): Luciana Barros Farias Lima,Flavia Daniela dos Santos Moreira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/11/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/42/construcao-de-textos-por-meio-das-narrativas-de-criancas-com-deficiencia-visual
  • Código do Recurso: 22266
  • Descrição: Este relato de experiência é fruto de um recorte da pesquisa de mestrado profissional na temática da deficiência visual realizada em sala de aula do Instituto Benjamin Constant. A pesquisa aconteceu no segundo ano do Ensino Fundamental, tendo quatro alunos cegos como público-alvo. O processo de alfabetização no sistema Braille norteou os conceitos que embasaram a pesquisa, trazendo uma metodologia específica. Partindo desse princípio, foram realizadas atividades com brincadeiras significativas, a fim de construir um texto com as narrativas dos alunos. Com isso se questionou: como o brincar pode auxiliar na alfabetização das crianças com deficiência visual?
© Canal CECIERJ 2024