Microscopia: um estudo sobre transposição didática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22275

  • Título: Microscopia: um estudo sobre transposição didática
  • Autor(es): Gabriela Ribeiro Borges,Gabriel do Nascimento Soares
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 08/10/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/37/microscopia-um-estudo-sobre-transposicao-didatica
  • Código do Recurso: 22275
  • Descrição: A transposição didática, conforme proposta por Chevallard, refere-se às transformações que um conteúdo científico sofre ao ser adaptado do saber acadêmico (saber sábio) para o saber ensinado. A microscopia desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da Biologia moderna, permitindo a observação de estruturas além das capacidades da visão humana. O presente estudo visou analisar a transposição didática sobre microscopia em quatro livros do Ensino Básico. Foram notadas divergências entre os autores quanto à forma de apresentar o conteúdo nos diferentes níveis de ensino.
© Canal CECIERJ 2024