- Título: Microscopia: um estudo sobre transposição didática
- Autor(es): Gabriela Ribeiro Borges,Gabriel do Nascimento Soares
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 08/10/2024
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/37/microscopia-um-estudo-sobre-transposicao-didatica
- Código do Recurso: 22275
- Descrição: A transposição didática, conforme proposta por Chevallard, refere-se às transformações que um conteúdo científico sofre ao ser adaptado do saber acadêmico (saber sábio) para o saber ensinado. A microscopia desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da Biologia moderna, permitindo a observação de estruturas além das capacidades da visão humana. O presente estudo visou analisar a transposição didática sobre microscopia em quatro livros do Ensino Básico. Foram notadas divergências entre os autores quanto à forma de apresentar o conteúdo nos diferentes níveis de ensino.
© Canal CECIERJ 2024