A literatura como estratégia para as práticas de letramento bilíngue para os surdos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22286

  • Título: A literatura como estratégia para as práticas de letramento bilíngue para os surdos
  • Autor(es): Aline C. Porto Silva,Aloísio S. Nascimento Filho,Ivonete Natividade C. Cunha
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 11/06/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/20/a-literatura-como-estrategia-para-as-praticas-de-letramento-bilingue-para-os-surdos
  • Código do Recurso: 22286
  • Descrição: Neste artigo são apresentadas reflexões sobre a importância do contato com a literatura em Libras como estratégia para práticas de letramento bilíngue com estudantes surdos, visto que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada a sua língua de instrução, e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a sua segunda língua. O principal objetivo do estudo é utilizar os textos literários em Libras e as experiências visuais para práticas de letramentos em Libras e na escrita da Língua Portuguesa. Foi realizada pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso; alguns princípios metodológicos podem nortear o letramento bilíngue dos surdos.
© Canal CECIERJ 2024