Histórias em Libras e a formação do leitor surdo: estratégias gesto-visuais e a apropriação linguística de LPL2

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22290

  • Título: Histórias em Libras e a formação do leitor surdo: estratégias gesto-visuais e a apropriação linguística de LPL2
  • Autor(es): Luciana Gonçalves Rangel Maneschy
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 17/09/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/34/historias-em-libras-e-a-formacao-do-leitor-surdo-estrategias-gesto-visuais-e-a-apropriacao-linguistica-de-lpl2
  • Código do Recurso: 22290
  • Descrição: Este artigo objetiva a produção de uma unidade didática como estratégia pedagógica: a contação de histórias em Libras. Isso contribui para a formação do leitor surdo e a apropriação linguística da Língua Portuguesa como segunda língua (LPL2). Pretende-se também avaliar a correlação interlinguística entre a Libras e a LPL2 para crianças surdas, tendo a contação de histórias em Libras como gênero textual promotor do desenvolvimento sociolinguístico e intelectual e a produção de materiais (livros e videolivros em Libras) realizados pelas crianças, contando suas releituras de histórias infantis presentes no coletivo cultural literário ouvinte.
© Canal CECIERJ 2024