Alfabetização, letramento e gêneros textuais: uma análise de manual didático do 1º ano do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22299

  • Título: Alfabetização, letramento e gêneros textuais: uma análise de manual didático do 1º ano do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Ana Christina de Sousa Damasceno,Benedito Gomes Bezerra
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/12/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/44/alfabetizacao-letramento-e-generos-textuais-uma-analise-de-manual-didatico-do-1-ano-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 22299
  • Descrição:

    Esta pesquisa analisa como um livro didático de alfabetização trabalha os gêneros textuais no 1º ano do Ensino Fundamental e de que modo o trabalho com o letramento é efetivado pelos gêneros. O artigo trata dos capítulos III e IV do livro Itororó Português, da Editora Moderna, aprovado pelo PNLD 2019/2022 e selecionado pelos professores da cidade de Caxingó/PI para ser adotado nas escolas do local. O manual integra o Programa Nacional do Livro Didático, seguindo normas e padrões da BNCC para o processo de alfabetização. Com análise bibliográfica qualitativa, observaremos os gêneros textuais no processo do letramento.  

© Canal CECIERJ 2024