(Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22332

  • Título: (Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas
  • Autor(es): Danielle da Silva,Rafaelle Bonzanini Romero,Adriano Lopes Romero
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/12/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/45/revisitando-o-classico-experimento-da-condutividade-de-solucoes-eletroliticas
  • Código do Recurso: 22332
  • Descrição:

    O teste de condutividade elétrica de soluções aquosas é comumente abordado no Ensino Médio para explorar conceitos de sais, ácidos, bases e ligações químicas. No entanto, sua aplicação experimental tem sido pouco explorada no contexto escolar. Este trabalho propõe uma atividade experimental que utiliza a condutividade elétrica para avaliar a qualidade de bebidas isotônicas, comparando-as com produtos naturais, como a água de coco, que apresentam melhor perfil nutricional e custo reduzido. A metodologia, principalmente quando empregada de forma investigativa, permite ampliar as discussões para além dos aspectos científicos, promovendo reflexões sociais e econômicas.

© Canal CECIERJ 2024