Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22332
dc.type | Text |
dc.title | (Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas |
dc.description | O teste de condutividade elétrica de soluções aquosas é comumente abordado no Ensino Médio para explorar conceitos de sais, ácidos, bases e ligações químicas. No entanto, sua aplicação experimental tem sido pouco explorada no contexto escolar. Este trabalho propõe uma atividade experimental que utiliza a condutividade elétrica para avaliar a qualidade de bebidas isotônicas, comparando-as com produtos naturais, como a água de coco, que apresentam melhor perfil nutricional e custo reduzido. A metodologia, principalmente quando empregada de forma investigativa, permite ampliar as discussões para além dos aspectos científicos, promovendo reflexões sociais e econômicas. |
dc.creator | Danielle da Silva,Rafaelle Bonzanini Romero,Adriano Lopes Romero |
dc.created | 2024-12-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22332/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/45/revisitando-o-classico-experimento-da-condutividade-de-solucoes-eletroliticas |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino de Química |
dc.subject | experimentação didática |
dc.subject | teoria da dissociação eletrolítica |