(Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22332

dc.type Text
dc.title (Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas
dc.description

O teste de condutividade elétrica de soluções aquosas é comumente abordado no Ensino Médio para explorar conceitos de sais, ácidos, bases e ligações químicas. No entanto, sua aplicação experimental tem sido pouco explorada no contexto escolar. Este trabalho propõe uma atividade experimental que utiliza a condutividade elétrica para avaliar a qualidade de bebidas isotônicas, comparando-as com produtos naturais, como a água de coco, que apresentam melhor perfil nutricional e custo reduzido. A metodologia, principalmente quando empregada de forma investigativa, permite ampliar as discussões para além dos aspectos científicos, promovendo reflexões sociais e econômicas.

dc.creator Danielle da Silva,Rafaelle Bonzanini Romero,Adriano Lopes Romero
dc.created 2024-12-10
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22332/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/45/revisitando-o-classico-experimento-da-condutividade-de-solucoes-eletroliticas
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino de Química
dc.subject experimentação didática
dc.subject teoria da dissociação eletrolítica
© Canal CECIERJ 2024