A ausência de psicólogos e os desafios psicossociais na escola pública: um relato de experiência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22333

  • Título: A ausência de psicólogos e os desafios psicossociais na escola pública: um relato de experiência
  • Autor(es): Diego da Silva Teles dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/12/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/45/a-ausencia-de-psicologos-e-os-desafios-psicossociais-na-escola-publica-um-relato-de-experiencia
  • Código do Recurso: 22333
  • Descrição:

    A Psicologia proporciona à Educação uma visão crítica e holística, pois insere e amplia a compreensão das dinâmicas cognitivas, emocionais e sociais no processo de aprendizagem. Entretanto, a ausência de psicólogos nas escolas públicas representa um desafio que afeta o desenvolvimento dos alunos e a implementação de diretrizes normativas voltadas ao fortalecimento da qualidade da educação. Este estudo, originado de um relato de experiência, tem como objetivo identificar os desafios psicossociais presentes no contexto do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, abordando também a falta de psicólogos nesse cenário.

© Canal CECIERJ 2024