Jogos e Geometria no Ensino Médio: um Mapeamento Sistemático

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22348

  • Título: Jogos e Geometria no Ensino Médio: um Mapeamento Sistemático
  • Autor(es): Daniel Nipo, Andiara Lopes e Deleon Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/12/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2366
  • Código do Recurso: 22348
  • Descrição: O conhecimento e as habilidades desenvolvidas pela geometria gráfica são essenciais para a resolução de problemas, sendo cruciais na formação de profissionais em diversas áreas. Para que o ensino de geometria seja efetivo, é fundamental o uso de recursos didáticos que facilitem a compreensão dos conteúdos. Nesse contexto, destacamos a utilização de jogos como uma estratégia capaz de promover a aprendizagem pelo lúdico. Este artigo apresenta um mapeamento sistemático com o objetivo de compreender o estado da arte das investigações que relacionam a Aprendizagem Baseada em Jogos com o Ensino de Geometria no Ensino Médio. Os resultados da pesquisa revelaram lacunas e direções para apoiar pesquisas futuras, incluindo os principais conteúdos de geometria explorados em jogos, os diferentes tipos de jogos utilizados, e os métodos predominantes de coleta de dados em atividades com jogos.
© Canal CECIERJ 2024