A multidisciplinaridade da Etnomatemática no Ensino Fundamental II

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22349

  • Título: A multidisciplinaridade da Etnomatemática no Ensino Fundamental II
  • Autor(es): Maria Beatriz da Silva Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 17/12/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/46/a-multidisciplinaridade-da-etnomatematica-no-ensino-fundamental-ii
  • Código do Recurso: 22349
  • Descrição: Este trabalho é oriundo de um projeto final de estágio cuja proposta era estudar o raciocínio lógico com uma abordagem multidisciplinar unindo Matemática, Artes, História e Português. O trabalho foi realizado em 2022, sob o título Projeto Multidisciplinaridade da Etnomatemática, com o estudo lúdico de três jogos culturalmente ricos: Jogo da Onça, Tangram e Mancala, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental numa instituição pública municipal de Caruaru/PE. A proposta culminou no desenvolvimento de uma oficina de jogos criada pelos estudantes e apresentada para outras turmas da escola.
© Canal CECIERJ 2024