A Matemática e o som

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22377

  • Título: A Matemática e o som
  • Autor(es): Albina Poyares de Mello Bhering,Eduardo Barbosa Pinheiro
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 08/01/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/1/a-matematica-e-o-som
  • Código do Recurso: 22377
  • Descrição: Este relato de experiência mostra uma forma de ensinar conceitos como frações, proporções e séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. O trabalho culminou na construção de um instrumento musical em que foram aplicados os conceitos aprendidos durante quatro encontros com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Evidencia-se que a integração dos conceitos da Matemática à Música pode ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem integrativa.
© Canal CECIERJ 2025