Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22377
| dc.type | Text |
| dc.title | A Matemática e o som |
| dc.description | Este relato de experiência mostra uma forma de ensinar conceitos como frações, proporções e séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. O trabalho culminou na construção de um instrumento musical em que foram aplicados os conceitos aprendidos durante quatro encontros com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Evidencia-se que a integração dos conceitos da Matemática à Música pode ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem integrativa. |
| dc.creator | Albina Poyares de Mello Bhering,Eduardo Barbosa Pinheiro |
| dc.created | 2025-01-08 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22377/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/1/a-matematica-e-o-som |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Matemática |
| dc.subject | Música |
| dc.subject | Física |
| dc.subject | metodologia integrativa |
| dc.subject | interdisciplinaridade |