A Matemática e o som

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22377

dc.type Text
dc.title A Matemática e o som
dc.description Este relato de experiência mostra uma forma de ensinar conceitos como frações, proporções e séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. O trabalho culminou na construção de um instrumento musical em que foram aplicados os conceitos aprendidos durante quatro encontros com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Evidencia-se que a integração dos conceitos da Matemática à Música pode ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem integrativa.
dc.creator Albina Poyares de Mello Bhering,Eduardo Barbosa Pinheiro
dc.created 2025-01-08
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22377/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/1/a-matematica-e-o-som
dc.subject educação pública
dc.subject Matemática
dc.subject Música
dc.subject Física
dc.subject metodologia integrativa
dc.subject interdisciplinaridade
© Canal CECIERJ 2025