Implicações dos estigmas da colonialidade: uma análise da questão racial à luz da educação

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22391

  • Título: Implicações dos estigmas da colonialidade: uma análise da questão racial à luz da educação
  • Autor(es): Juliana Mota Riscado,Manuela Teixeira Gonçalves Alves,Thiago José Antonio da Silva,Alessandro Jatobá,Rosa Lidice de Moraes Valim,Veronica Eloi de Almeida
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 22/01/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/3/implicacoes-dos-estigmas-da-colonialidade-uma-analise-da-questao-racial-a-luz-da-educacao
  • Código do Recurso: 22391
  • Descrição: Desde a época do Brasil Colônia, o sistema implantado por Portugal impôs a cultura europeia sobre a população nativa. Na sociedade contemporânea, as raízes do colonialismo estão presentes na política, cultura, economia e educação. Este estudo tem como objetivo desdobrar-se ao observar como a abordagem crítica da perspectiva decolonial reverbera nas publicações científicas como um viés para uma efetiva mudança das estruturas do poder colonial na Educação. Destaca-se a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação com a participação dos diversos sujeitos sociais englobando a perspectiva decolonial.
© Canal CECIERJ 2025