Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22391
dc.type | Text |
dc.title | Implicações dos estigmas da colonialidade: uma análise da questão racial à luz da educação |
dc.description | Desde a época do Brasil Colônia, o sistema implantado por Portugal impôs a cultura europeia sobre a população nativa. Na sociedade contemporânea, as raízes do colonialismo estão presentes na política, cultura, economia e educação. Este estudo tem como objetivo desdobrar-se ao observar como a abordagem crítica da perspectiva decolonial reverbera nas publicações científicas como um viés para uma efetiva mudança das estruturas do poder colonial na Educação. Destaca-se a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação com a participação dos diversos sujeitos sociais englobando a perspectiva decolonial. |
dc.creator | Juliana Mota Riscado,Manuela Teixeira Gonçalves Alves,Thiago José Antonio da Silva,Alessandro Jatobá,Rosa Lidice de Moraes Valim,Veronica Eloi de Almeida |
dc.created | 2025-01-22 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22391/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/3/implicacoes-dos-estigmas-da-colonialidade-uma-analise-da-questao-racial-a-luz-da-educacao |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Perspectiva decolonial |
dc.subject | Raça |
dc.subject | Educação |
dc.subject | Inclusão |