Implicações dos estigmas da colonialidade: uma análise da questão racial à luz da educação

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22391

dc.type Text
dc.title Implicações dos estigmas da colonialidade: uma análise da questão racial à luz da educação
dc.description Desde a época do Brasil Colônia, o sistema implantado por Portugal impôs a cultura europeia sobre a população nativa. Na sociedade contemporânea, as raízes do colonialismo estão presentes na política, cultura, economia e educação. Este estudo tem como objetivo desdobrar-se ao observar como a abordagem crítica da perspectiva decolonial reverbera nas publicações científicas como um viés para uma efetiva mudança das estruturas do poder colonial na Educação. Destaca-se a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação com a participação dos diversos sujeitos sociais englobando a perspectiva decolonial.
dc.creator Juliana Mota Riscado,Manuela Teixeira Gonçalves Alves,Thiago José Antonio da Silva,Alessandro Jatobá,Rosa Lidice de Moraes Valim,Veronica Eloi de Almeida
dc.created 2025-01-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22391/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/3/implicacoes-dos-estigmas-da-colonialidade-uma-analise-da-questao-racial-a-luz-da-educacao
dc.subject educação pública
dc.subject Perspectiva decolonial
dc.subject Raça
dc.subject Educação
dc.subject Inclusão
© Canal CECIERJ 2025