Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22397
| dc.type | Text |
| dc.title | Tipologias discursivas como ferramenta de avaliação no ensino de Ciências: um enfoque para o 8º ano |
| dc.description | A comunicação entre estudantes e professores tem papel fundamental na construção do conhecimento no ambiente escolar. Este trabalho investiga, por meio de abordagem analítica fundamentada nas tipologias discursivas, o processo de elaboração de significados pelos estudantes durante uma sequência de aulas de Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental, em que o professor assume papel de mediador dialógico e provocador de um ensino crítico, reflexivo e plural. Os resultados indicam que as organizações dissertativas caracterizam melhor compreensão do conteúdo quando comparadas às narrativas ou descrições. |
| dc.creator | Adrielly Pereira Ansanelo,Álex de Carvalho Ferreira,Carlos Eduardo Laburú,Osmar Henrique Moura da Silva |
| dc.created | 2025-01-29 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22397/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/4/tipologias-discursivas-como-ferramenta-de-avaliacao-no-ensino-de-ciencias-um-enfoque-para-o-8-ano |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | semiótica |
| dc.subject | comunicação |
| dc.subject | energia |
| dc.subject | ensino fundamental |