Tipologias discursivas como ferramenta de avaliação no ensino de Ciências: um enfoque para o 8º ano

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22397

dc.type Text
dc.title Tipologias discursivas como ferramenta de avaliação no ensino de Ciências: um enfoque para o 8º ano
dc.description

A comunicação entre estudantes e professores tem papel fundamental na construção do conhecimento no ambiente escolar. Este trabalho investiga, por meio de abordagem analítica fundamentada nas tipologias discursivas, o processo de elaboração de significados pelos estudantes durante uma sequência de aulas de Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental, em que o professor assume papel de mediador dialógico e provocador de um ensino crítico, reflexivo e plural. Os resultados indicam que as organizações dissertativas caracterizam melhor compreensão do conteúdo quando comparadas às narrativas ou descrições.

dc.creator Adrielly Pereira Ansanelo,Álex de Carvalho Ferreira,Carlos Eduardo Laburú,Osmar Henrique Moura da Silva
dc.created 2025-01-29
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22397/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/4/tipologias-discursivas-como-ferramenta-de-avaliacao-no-ensino-de-ciencias-um-enfoque-para-o-8-ano
dc.subject educação pública
dc.subject semiótica
dc.subject comunicação
dc.subject energia
dc.subject ensino fundamental
© Canal CECIERJ 2025