- Título: Construindo uma sequência de recorrência: uma possibilidade para o estudo das progressões geométricas e aritméticas na Educação Básica
- Autor(es): Wescley Well Vicente Bezerra,Rogério César dos Santos
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 05/02/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/5/construindo-uma-sequencia-de-recorrencia-uma-possibilidade-para-o-estudo-das-progressoes-geometricas-e-aritmeticas-na-educacao-basica
- Código do Recurso: 22427
- Descrição: As progressões geométricas (P.G.) e aritméticas (P.A.) constituem um importante tópico da Matemática na Educação Básica, conectando-se a diferentes conteúdos, como as funções. O presente artigo tem como objetivo construir uma sequência de recorrência definida a partir de uma P.G. e de uma P.A. dadas, distinta das já conhecidas progressões geométrico-aritmética e aritmético-geométrica. Além disso, é apresentada uma proposta didática para abordar esse conteúdo junto a alunos do Ensino Médio, inclusive por ser uma temática relevante, como sugere a competência 5 da BNCC.
© Canal CECIERJ 2025