Construindo uma sequência de recorrência: uma possibilidade para o estudo das progressões geométricas e aritméticas na Educação Básica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22427

  • Título: Construindo uma sequência de recorrência: uma possibilidade para o estudo das progressões geométricas e aritméticas na Educação Básica
  • Autor(es): Wescley Well Vicente Bezerra,Rogério César dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 05/02/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/5/construindo-uma-sequencia-de-recorrencia-uma-possibilidade-para-o-estudo-das-progressoes-geometricas-e-aritmeticas-na-educacao-basica
  • Código do Recurso: 22427
  • Descrição: As progressões geométricas (P.G.) e aritméticas (P.A.) constituem um importante tópico da Matemática na Educação Básica, conectando-se a diferentes conteúdos, como as funções. O presente artigo tem como objetivo construir uma sequência de recorrência definida a partir de uma P.G. e de uma P.A. dadas, distinta das já conhecidas progressões geométrico-aritmética e aritmético-geométrica. Além disso, é apresentada uma proposta didática para abordar esse conteúdo junto a alunos do Ensino Médio, inclusive por ser uma temática relevante, como sugere a competência 5 da BNCC.
© Canal CECIERJ 2025