- Título: Cultura Livre e Ciência Aberta: Implicações Freireanas na Educação a Distância
- Autor(es): Fábio dos Santos Coradini, Ana Cristina Fricke Matte, Silvane Aparecida Gomes e Tielle Alves Souto
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 13/12/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2256
- Código do Recurso: 22439
- Descrição: Hoje, a educação a distância se estabelece predominantemente em ambientes online, onde o software desempenha um papel crucial como suporte às atividades educacionais. Este artigo adota uma abordagem freiriana da EAD, fundamentada em análises da semiótica francesa, para examinar a presença do software na rede. Exploram-se as oposições entre livre e proprietário, aberto e fechado, bem como o conceito de liberdade. Partindo do pressuposto de que a escolha entre software livre ou proprietário, ciência aberta ou fechada, é indiferente para professores e alunos, dada a transparência no processo educacional, o artigo se destina ao professor não especialista em informática. Propõe uma reflexão sobre como os fundamentos e práticas do software livre, da cultura livre e da ciência aberta impactam a EAD. Destaca a importância dessa escolha para a coerência com a meta de formar identidades autônomas e sujeitos críticos.
© Canal CECIERJ 2025