Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22439
| dc.type | Text |
| dc.title | Cultura Livre e Ciência Aberta: Implicações Freireanas na Educação a Distância |
| dc.description | Hoje, a educação a distância se estabelece predominantemente em ambientes online, onde o software desempenha um papel crucial como suporte às atividades educacionais. Este artigo adota uma abordagem freiriana da EAD, fundamentada em análises da semiótica francesa, para examinar a presença do software na rede. Exploram-se as oposições entre livre e proprietário, aberto e fechado, bem como o conceito de liberdade. Partindo do pressuposto de que a escolha entre software livre ou proprietário, ciência aberta ou fechada, é indiferente para professores e alunos, dada a transparência no processo educacional, o artigo se destina ao professor não especialista em informática. Propõe uma reflexão sobre como os fundamentos e práticas do software livre, da cultura livre e da ciência aberta impactam a EAD. Destaca a importância dessa escolha para a coerência com a meta de formar identidades autônomas e sujeitos críticos. |
| dc.creator | Fábio dos Santos Coradini, Ana Cristina Fricke Matte, Silvane Aparecida Gomes e Tielle Alves Souto |
| dc.created | 2024-12-13 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22439/metadados |
| dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2256 |
| dc.subject | ead |
| dc.subject | eademfoco |
| dc.subject | ead em foco |
| dc.subject | Educação a distância |