Cultura Livre e Ciência Aberta: Implicações Freireanas na Educação a Distância

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dc.title Cultura Livre e Ciência Aberta: Implicações Freireanas na Educação a Distância
dc.description Hoje, a educação a distância se estabelece predominantemente em ambientes online, onde o software desempenha um papel crucial como suporte às atividades educacionais. Este artigo adota uma abordagem freiriana da EAD, fundamentada em análises da semiótica francesa, para examinar a presença do software na rede. Exploram-se as oposições entre livre e proprietário, aberto e fechado, bem como o conceito de liberdade. Partindo do pressuposto de que a escolha entre software livre ou proprietário, ciência aberta ou fechada, é indiferente para professores e alunos, dada a transparência no processo educacional, o artigo se destina ao professor não especialista em informática. Propõe uma reflexão sobre como os fundamentos e práticas do software livre, da cultura livre e da ciência aberta impactam a EAD. Destaca a importância dessa escolha para a coerência com a meta de formar identidades autônomas e sujeitos críticos.
dc.creator Fábio dos Santos Coradini, Ana Cristina Fricke Matte, Silvane Aparecida Gomes e Tielle Alves Souto
dc.created 2024-12-13
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22439/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2256
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
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