Inteligência Artificial e a Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura sobre Aplicações em Educação e Ensino

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22440

  • Título: Inteligência Artificial e a Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura sobre Aplicações em Educação e Ensino
  • Autor(es): Milena Monteiro Feitosa, José de Jesus Sousa Lemos, Louize Nascimento e Adilson Matheus Borges Machado
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 18/02/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2410
  • Código do Recurso: 22440
  • Descrição:  A Inteligência Artificial (IA) transcende os limites da ficção científica, tornando-se uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano. Este trabalho objetiva mapear as aplicações da IA no ensino e aprendizagem da matemática. De forma específica, a pesquisa buscou: investigar quais ferramentas e tecnologias de IA estão sendo utilizadas em contextos educacionais e matemáticos; identificar como a IA pode ser aplicada no ensino de matemática, e o que pode ser alcançado; analisar os questionamentos levantados por pesquisadores e educadores sobre o uso da IA na educação. A pesquisa utilizou revisão sistemática de literatura na base Web of Science (WOS) e seguiu o método Systematic Search Flow (SSF). Foram identificadas as principais aplicações da IA na educação matemática e o crescente interesse acadêmico no tema, evidenciando seu potencial transformador.
© Canal CECIERJ 2025