Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22446

  • Título: Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos
  • Autor(es): Luiz Claudio Laudiauzer
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/02/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/7/carnaval-e-ensino-de-historia-instrumentalizacao-dos-sambas-de-enredo-como-ferramenta-pedagogica-para-compreensao-critica-de-processos-historicos
  • Código do Recurso: 22446
  • Descrição: Este artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador.
© Canal CECIERJ 2025