Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22446

dc.type Text
dc.title Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos
dc.description Este artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador.
dc.creator Luiz Claudio Laudiauzer
dc.created 2025-02-19
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22446/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/7/carnaval-e-ensino-de-historia-instrumentalizacao-dos-sambas-de-enredo-como-ferramenta-pedagogica-para-compreensao-critica-de-processos-historicos
dc.subject educação pública
dc.subject Pedagogias culturais
dc.subject História cultural
dc.subject Práticas discursivas
© Canal CECIERJ 2025