Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22446
dc.type | Text |
dc.title | Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos |
dc.description | Este artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador. |
dc.creator | Luiz Claudio Laudiauzer |
dc.created | 2025-02-19 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22446/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/7/carnaval-e-ensino-de-historia-instrumentalizacao-dos-sambas-de-enredo-como-ferramenta-pedagogica-para-compreensao-critica-de-processos-historicos |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Pedagogias culturais |
dc.subject | História cultural |
dc.subject | Práticas discursivas |