- Título: Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir
- Autor(es): Patricia Alcântara e Mayra Ribeiro
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 21/02/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2218
- Código do Recurso: 22449
- Descrição: O presente artigo objetiva refletir sobre as contribuições do psicopedagogo nos processos formativos da Educação a Distância no contexto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade EaD da UERN. Alude aos desafios e às potencialidades de pensarfazer Educação a Distância a partir da perspectiva da Educação online, com o foco na atuação do psicopedagogo junto aos discentes dessa modalidade. Como metodologia, nos inspiramos na pesquisa-formação na Cibercultura e nas epistemologias multirreferencial e com os cotidianos. Acionamos dispositivos metodológicos para ir ao encontro formativo dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em conversações online e em momentos de sistematização organizacional de espaçotempo de estudos. Como conclusão do vividosentido na pesquisa-formação, construímos a noção subsunçora do ciberpsicopedagogo na EaD, que, para nós, diz respeito à contribuição desse profissional como postura em devir para o processo de aprendizagem dos discentes, em uma perspectiva mais autoral, autônoma e responsável na formação.
© Canal CECIERJ 2025