Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22449

  • Título: Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir
  • Autor(es): Patricia Alcântara e Mayra Ribeiro
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 21/02/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2218
  • Código do Recurso: 22449
  • Descrição: O presente artigo objetiva refletir sobre as contribuições do psicopedagogo nos processos formativos da Educação a Distância no contexto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade EaD da UERN. Alude aos desafios e às potencialidades de pensarfazer Educação a Distância a partir da perspectiva da Educação online, com o foco na atuação do psicopedagogo junto aos discentes dessa modalidade. Como metodologia, nos inspiramos na pesquisa-formação na Cibercultura e nas epistemologias multirreferencial e com os cotidianos. Acionamos dispositivos metodológicos para ir ao encontro formativo dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em conversações online e em momentos de sistematização organizacional de espaçotempo de estudos. Como conclusão do vividosentido na pesquisa-formação, construímos a noção subsunçora do ciberpsicopedagogo na EaD, que, para nós, diz respeito à contribuição desse profissional como postura em devir para o processo de aprendizagem dos discentes, em uma perspectiva mais autoral, autônoma e responsável na formação. 
© Canal CECIERJ 2025