Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22449

dc.type Text
dc.title Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir
dc.description O presente artigo objetiva refletir sobre as contribuições do psicopedagogo nos processos formativos da Educação a Distância no contexto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade EaD da UERN. Alude aos desafios e às potencialidades de pensarfazer Educação a Distância a partir da perspectiva da Educação online, com o foco na atuação do psicopedagogo junto aos discentes dessa modalidade. Como metodologia, nos inspiramos na pesquisa-formação na Cibercultura e nas epistemologias multirreferencial e com os cotidianos. Acionamos dispositivos metodológicos para ir ao encontro formativo dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em conversações online e em momentos de sistematização organizacional de espaçotempo de estudos. Como conclusão do vividosentido na pesquisa-formação, construímos a noção subsunçora do ciberpsicopedagogo na EaD, que, para nós, diz respeito à contribuição desse profissional como postura em devir para o processo de aprendizagem dos discentes, em uma perspectiva mais autoral, autônoma e responsável na formação. 
dc.creator Patricia Alcântara e Mayra Ribeiro
dc.created 2025-02-21
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22449/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2218
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Cibercultura
© Canal CECIERJ 2025