Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22449
| dc.type | Text |
| dc.title | Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir |
| dc.description | O presente artigo objetiva refletir sobre as contribuições do psicopedagogo nos processos formativos da Educação a Distância no contexto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade EaD da UERN. Alude aos desafios e às potencialidades de pensarfazer Educação a Distância a partir da perspectiva da Educação online, com o foco na atuação do psicopedagogo junto aos discentes dessa modalidade. Como metodologia, nos inspiramos na pesquisa-formação na Cibercultura e nas epistemologias multirreferencial e com os cotidianos. Acionamos dispositivos metodológicos para ir ao encontro formativo dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em conversações online e em momentos de sistematização organizacional de espaçotempo de estudos. Como conclusão do vividosentido na pesquisa-formação, construímos a noção subsunçora do ciberpsicopedagogo na EaD, que, para nós, diz respeito à contribuição desse profissional como postura em devir para o processo de aprendizagem dos discentes, em uma perspectiva mais autoral, autônoma e responsável na formação. |
| dc.creator | Patricia Alcântara e Mayra Ribeiro |
| dc.created | 2025-02-21 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22449/metadados |
| dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2218 |
| dc.subject | ead |
| dc.subject | eademfoco |
| dc.subject | ead em foco |
| dc.subject | Cibercultura |