Práticas pedagógicas no desenvolvimento e aplicação de sistemas de partida em motores elétricos trifásicos: relato de experiência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22451

  • Título: Práticas pedagógicas no desenvolvimento e aplicação de sistemas de partida em motores elétricos trifásicos: relato de experiência
  • Autor(es): Tarlison Artur Leite Sampaio,Jefferson Flora Santos de Araújo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/02/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/8/praticas-pedagogicas-no-desenvolvimento-e-aplicacao-de-sistemas-de-partida-em-motores-eletricos-trifasicos-relato-de-experiencia
  • Código do Recurso: 22451
  • Descrição: Este trabalho relata a experiência vivenciada em uma intervenção pedagógica desenvolvida com os alunos do Curso Técnico em Eletroeletrônica, com finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnológicas, aprimorando o ensino de partida de motores elétricos trifásicos no uso de simulações, laboratórios virtuais e outros recursos educacionais digitais. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de Guedes, Bulgarelli e Taques, entre outros autores que abordam a temática estudada. Afinal, a educação é a força que impulsiona o progresso tecnológico e industrial.
© Canal CECIERJ 2025