- Título: Práticas pedagógicas no desenvolvimento e aplicação de sistemas de partida em motores elétricos trifásicos: relato de experiência
- Autor(es): Tarlison Artur Leite Sampaio,Jefferson Flora Santos de Araújo
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 26/02/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/8/praticas-pedagogicas-no-desenvolvimento-e-aplicacao-de-sistemas-de-partida-em-motores-eletricos-trifasicos-relato-de-experiencia
- Código do Recurso: 22451
- Descrição: Este trabalho relata a experiência vivenciada em uma intervenção pedagógica desenvolvida com os alunos do Curso Técnico em Eletroeletrônica, com finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnológicas, aprimorando o ensino de partida de motores elétricos trifásicos no uso de simulações, laboratórios virtuais e outros recursos educacionais digitais. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de Guedes, Bulgarelli e Taques, entre outros autores que abordam a temática estudada. Afinal, a educação é a força que impulsiona o progresso tecnológico e industrial.
© Canal CECIERJ 2025