Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22462

  • Título: Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados
  • Autor(es): Cícero Alves da Silva,Francisca Adriana da Silva Bezerra
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/03/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/9/uma-proposta-de-utilizacao-do-ludico-para-o-ensino-do-componente-curricular-banco-de-dados
  • Código do Recurso: 22462
  • Descrição:

    Os(as) docentes de disciplinas técnicas de nível médio enfrentam o desafio da falta de motivação dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de explorar o uso dos materiais lúdicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados, no IFPB - campus Catolé do Rocha. A proposta visa a utilização de materiais didáticos lúdicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Espera-se que o uso do lúdico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conteúdo da disciplina e torne a experiência de ensino-aprendizagem mais prazerosa.

© Canal CECIERJ 2025