Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados

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dc.title Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados
dc.description

Os(as) docentes de disciplinas técnicas de nível médio enfrentam o desafio da falta de motivação dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de explorar o uso dos materiais lúdicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados, no IFPB - campus Catolé do Rocha. A proposta visa a utilização de materiais didáticos lúdicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Espera-se que o uso do lúdico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conteúdo da disciplina e torne a experiência de ensino-aprendizagem mais prazerosa.

dc.creator Cícero Alves da Silva,Francisca Adriana da Silva Bezerra
dc.created 2025-03-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22462/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/9/uma-proposta-de-utilizacao-do-ludico-para-o-ensino-do-componente-curricular-banco-de-dados
dc.subject educação pública
dc.subject lúdico
dc.subject Banco de Dados
dc.subject motivação
dc.subject engajamento
dc.subject ensino-aprendizagem
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