Questões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22466

  • Título: Questões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física
  • Autor(es): Carine Pereira Braga,Isa Costa,Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/03/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/9/questoes-sociocientificas-e-historias-em-quadrinhos-no-ensino-de-fisica
  • Código do Recurso: 22466
  • Descrição:

    Propor uma metodologia inovadora para o Ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por cada futuro docente. Neste trabalho unimos Física e Arte ao utilizarmos histórias em quadrinhos (HQ) como linguagem para o Ensino de Física. A abordagem é a dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP). Trazemos como tema enchentes e deslizamentos sob o viés de questões sociocientíficas (QSC), para que estudantes da 1ª série do Ensino Médio pudessem refletir sobre tais problemas, como eles afetam a sociedade, nosso papel como cidadão para amenizar esses problemas, a observação e compreensão de conceitos físicos por trás de cada QSC.

© Canal CECIERJ 2025