Questões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22466

dc.type Text
dc.title Questões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física
dc.description

Propor uma metodologia inovadora para o Ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por cada futuro docente. Neste trabalho unimos Física e Arte ao utilizarmos histórias em quadrinhos (HQ) como linguagem para o Ensino de Física. A abordagem é a dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP). Trazemos como tema enchentes e deslizamentos sob o viés de questões sociocientíficas (QSC), para que estudantes da 1ª série do Ensino Médio pudessem refletir sobre tais problemas, como eles afetam a sociedade, nosso papel como cidadão para amenizar esses problemas, a observação e compreensão de conceitos físicos por trás de cada QSC.

dc.creator Carine Pereira Braga,Isa Costa,Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza
dc.created 2025-03-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22466/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/9/questoes-sociocientificas-e-historias-em-quadrinhos-no-ensino-de-fisica
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino de Física
dc.subject Análise de conteúdo
dc.subject Três momentos pedagógicos
dc.subject Ensino médio
dc.subject Linguagem dos quadrinhos
dc.subject QSC
© Canal CECIERJ 2025